domingo, 3 de abril de 2011

Uma conversa sobre literatura, cinema e teatro com o ator Chico Diaz

Presidena Dilma Rousseff recebeu o ator Chico Diaz, em cartaz no CCBB com o monólogo A Lua vem da Ásia, para uma conversa sobre literatura,cinema e teatro. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

 
O ator Chico Diaz, em cartaz com a peça “A Lua vem da Ásia”, baseada no livro homônimo de Campos de Carvalho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), esteve hoje (1/4), com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, Diaz conversou sobre literatura, cinema e teatro com a presidenta Dilma. Na oportunidade, o ator presenteou-a com o livro do escritor brasileiro.

Mais sobre a peça

A paixão e intimidade com esta obra de Campos de Carvalho, serviram de estímulo para o ator Chico Diaz adaptar o texto para os palcos e se lançar ao desafio de estrelar seu primeiro monólogo. Com o cuidado de preservar o caráter surrealista do texto e da personagem iconoclasta, a precisa atuação de Chico Diaz, a direção elogiada de Moacir Chaves e a supervisão de Aderbal Freire-Filho levaram à montagem de um espetáculo carregado de humor ácido.
Publicado em 1956, o livro “A Lua vem da Ásia” marca o nascimento da narrativa surrealista de Campos de Carvalho, como bem mostra o seguinte trecho do texto: “Quando em 1934 atravessei sozinho o deserto de Iguidi, tendo por única companhia um casal de borboletas, ocorreu-me a aventura mais surpreendente que pode ocorrer a um homem vivo ou morto…”
Antes de “A Lua vem da Ásia”, outras duas obras-primas do autor ganharam os palcos: Vaca de nariz sutil e O púcaro búlgaro, que aproximaram o público da palavra bem dita, capaz de provocar transformações.

http://blog.planalto.gov.br/uma-conversa-sobre-literatura-cinema-e-teatro-com-o-ator-chico-diaz/

Nenhum comentário: